Fotografias contam histórias.
E foi assim que comecei ontem mais uma jornada no Seminário Amplifica, em Curitiba, Paraná (ainda não conhece esse projeto sensacional criado pela Carla Arena e Samara Brito? Veja com seus próprios olhos, aqui). Para mim, o Amplifica é:
A materialização do sonho de transformar realmente a Educação nos quatro cantos do Brasil. Através dele podemos compartilhar, colaborar, inspirar e empoderar educadores inquietos, que buscam alternativas inovadoras para estimular seus alunos a desenvolverem as habilidades necessárias para suas vidas nos próximos anos. Amplifica é sinergia pura, mostrando que a mudança nos processos de ensino-aprendizagem é possível e está na palma de nossa mão.
Nesta edição do Amplifica minha missão foi apresentar possibilidades de criação de projetos fotográficos em sala de aula, com o auxílio da ferramenta Google Fotos.
A fotografia é um mundo à parte. Com ela conseguimos mostrar instantes que muitas vezes observamos sozinhos, congelando-os no tempo. Assim como o escritor utiliza as palavras para criar uma narrativa, um pintor usa as tintas e pincéis para criar cenários, ou um escultor trabalha com suas ferramentas para produzir seres imaginários, o fotógrafo utiliza a matéria prima do universo para contar suas histórias: A LUZ.
Mas trabalhar com fotografia em sala de aula era uma tarefa complicada até pouco tempo: equipamentos com custo elevado e programas de edição complexos (e igualmente caros), o que fazia um projeto fotográfico para uma sala inteira se tornasse inviável. Sendo assim, qual a solução?
Usar o celular em sala de aula.
Entendo que muitos educadores têm receio em adotar o celular como ferramenta, por diversos motivos. Da mesma forma que existam desafios em utilizar os dispositivos móveis, existem uma série de benefícios para diversas atividades. E a fotografia é uma delas. As câmeras dos smartphones sofreram uma evolução considerada, e com elas é possível criar projetos incríveis! O que faltava era um app poderoso, e eis que surge um forte candidato:
Google Fotos!
Ele une armazenamento em nuvem, compartilhamento de conteúdo e criação (filmes, animações, storytelling e álbuns), tudo de forma colaborativa e intuitiva. Assim surgem diversas possibilidades…principalmente para a fotografia!
Olha só:
Nesse workshop minha missão era apresentar o app de forma prática, construindo e orientando os participantes durante o trajeto. Como o desenho do app é direcionado para o celular, a maioria utilizou seus dispositivos para entender as principais funcionalidades, e logo em seguida participaram de uma prática, onde deveria construir de forma colaborativa um álbum com a tema “Retratos” (As orientações para a prática foram criadas no Google Docs e armazenadas no Google Drive, disponíveis aqui).
Elaborei a atividade pensando nesses educadores como alunos, para que os mesmos se colocassem no papel de aprendiz e criassem algo semelhante ao proposto numa sala de aula. Em menos de 50 minutos todos seguiram as instruções e atingiram o objetivo proposto:um álbum compartilhado com fotografias do tipo “Retrato”, clicadas ali mesmo.
O detalhe é que essa é a quarta edição do workshop (dois no Amplifica São Paulo, com a galera do EFFE4 e dois em Curitiba), e todos os participantes estão no mesmo álbum compartilhado. São atualmente 64 membros que se conheceram através dessa atividade, que é apenas a ponta do iceberg, pois com as imagens agora é possível criar uma série de possibilidades: edição das imagens, vídeos, animações, histórias e colagens…
Já imaginou isso em na sua sala de aula?
E você, que história quer contar?
PS: Quem tiver interesse em ver a minha apresentação no Amplifica Curitiba, basta clicar aqui, e quem quiser conhecer mais sobre o Google Fotos, vem por aqui…ah, não poderia deixar de agradecer a Minder mais legal do Amplifica, que fez a gentileza de fotografar durante o workshop..obrigado Luisa Felippe!!!
Texto originalmente publicado no Medium!






Deixe um comentário