Que País é esse?

Por Maidi Dalri Postado em 07/03/2016

PROJETO DE LEI do Deputado Alceu Moreira está prestes a decretar um retrocesso de mais 100 anos na educação brasileira.

Isso mesmo… Hoje temos um grupo de professores, estudiosos, profissionais e apaixonados pela educação focados em buscar soluções que mesclem as novas tecnologias com metodologias diferenciadas.

Pela primeira vez na história da educação tem-se mecanismos que permitem colocar em prática as melhores teorias já apresentadas pelos teóricos educacionais, como o conceito de personalização de ensino.

E o que o projeto tem a ver com isso.

Bem o projeto proíbe o uso de celulares e smartphones na sala de aula.

Sim o texto tem exceção (se o professor autorizar explicitamente pode ser usado). Contudo esse é exatamente um dos pontos mais importantes do atual momento educacional que estamos vivendo.

O processo educativo vai evoluir na exata proporção em que os professores se derem conta que não tem a obrigação de serem os portadores de todos os conhecimentos, competências e habilidades. Os estudantes (crianças e adolescentes) podem ser incentivados a atuarem como tutores tecnológicos e trabalhar em conjunto com os professores levando a sala de aula uma riqueza nunca antes existente em termos de produção de conhecimento, compartilhamento, trabalho em equipe e aprendizagem.

Esse é um assunto que precisa do posicionamento da comunidade. Não temos como ir na contramão da evolução da humanidade. Se a educação brasileira já apresenta problemas, imagina com esse projeto aprovado.. Enquanto outros países estudam a aprovação de conteúdos de desenvolvimento de lógica nos seus currículos, as políticas públicas na educação brasileira estão exatamente na contra-mão da história.

Isso não é apenas uma restrição de mercado, como o que já vivemos, mas sim uma restrição de acesso a cultura, ao conhecimento e ao desenvolvimento humano.

A UNESCO, que é considerada hoje um dos mais importantes órgãos na definição de políticas educacionais em termos de mundo tem três documentos que orientam o uso da tecnologia em sala de aulas e, um deles especialmente focado no uso das tecnologias móveis em sala de aula intitulado Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel.

 

A UNESCO acredita que as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes. Atualmente, um volume crescente de evidências sugere que os aparelhos móveis, presentes em todos os lugares – especialmente telefones celulares e, mais recentemente, tablets – são utilizados por alunos e educadores em todo o mundo para acessar informações, racionalizar e simplificar a administração, além de facilitar a aprendizagem de maneiras novas e inovadoras. O presente conjunto de diretrizes visa a auxiliar os formuladores de políticas a entender melhor o que é aprendizagem móvel e como seus benefícios, tão particulares, podem ser usados como alavanca para fazer avançar o progresso em direção à Educação para Todos.  (UNESCO, 2014)

 

E aí o que vamos fazer a respeito?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados