Plano de Ação Pessoal utilizando as ferramentas Google

Por Aline Castro Almeida Postado em 16/03/2016

Welcome friends!

Iniciarei várias postagens sobre meu Plano de Ação pessoal que desenvolvi utilizando ferramentas da Google para educação. Espero que essa pequena introdução faça você querer ver meus planos de aula para a educação infantil e ensino fundamental I. Vale a pena, pois são ideias diferentes de aulas que você poderá fazer num laboratório de informática ou até mesmo na sua sala com aparelhos portáteis. Eis o meu lema:

Inovar para Educar.

Educar para Transformar.

Transformar para Revolucionar!

Por acreditar na educação para a transformação das pessoas, escolas e até mesmo de outros lugares, apresento-lhes minha visão geral do Plano de Ação Pessoal utilizando as ferramentas do Google. A problemática desse plano gira em torno da formação do professor, que está um pouco defasada nos saberes tecnológicos, e na formação do aluno.

A escolha dessa problemática envolvendo professor e aluno foi relevante, uma vez que se faz necessário estudos sobre novas perspectivas acerca dos  diferentes meios de ensinar e apreender, que utilizam da ludicidade e da tecnologia para desenvolver no aluno a construção de um perfil criativo e reflexivo, que seja capaz de solucionar situações-problemas, se comunique melhor com o grupo, coopere  com o próximo e que exponha as suas ideias com clareza. É relevante incentivar a prática docente com recursos tecnológicos educacionais, visando o lúdico no desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem.

Os Educadores devem utilizar a tecnologia como recurso pedagógico, por meio de jogos, programas, aplicativos, enfim todos os aportes tecnológicos para auxiliar a transposição de conteúdos para o mundo de significados do educando.

 O Plano de Ação irá tornar-se um centro de referências de aprendizagens que utilizam diferentes linguagens tecnológicas, valorizando e respeitando sempre o aluno e o professor. A escola deve ser uma dinamizadora de recursos e de alternativas de comunicação e interação entre discentes, professores e comunidade. Nessa perspectiva, procurar-se-á transformar os desafios do cotidiano e desenvolver novas habilidades e competências com o uso da tecnologia. Para compor esses ideais são necessários: planejamento de formações para educadores dentro do meu ambiente de trabalho, planos de aula inovadores voltados para educação infantil, ação pessoal de disseminação de conhecimentos em rede nas suas diversas formas criativas de comunicação.

O meu plano de ação será dividido em três partes:

★ Primeira parte: elaboração e aplicação de planos de aulas que envolvam tecnologias e alguma ferramenta Google, direcionados à Educação Infantil, especialmente para turma de 04 anos de idade;

★ Segunda parte: elaboração de planos de aulas para alunos do Ensino  Fundamental I, onde serão ministradas oficinas para professores, no meu próprio trabalho, a fim de incentivá-los a usar novas ferramentas para as atividades;

★ Terceira parte: intensa divulgação de conhecimentos, trocas de experiências e feedbacks por meio das redes sociais que participo:

Facebook: https://www.facebook.com/SenseiLineChan?fref=ts

Twitter: https://twitter.com/LineChan

Blogger: http://linechan.blogspot.com.br/

 

Ferramentas Google utilizadas: Google Imagens; Google Art Project; Google Docs; Google Draw; Google Forms;   Youtube;  Google Sites e Blogger.

 

                           Muito obrigada pela visita!

linechan

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Thiago Valim Oliveira disse:

    Extremamente relevante a sua iniciativa. Pessoas como você podem alavancar a educação a níveis mais elevados, formando uma “zona de desenvolvimento proximal” em prol da formação de educadores mais engajados e comprometidos com um trabalho de qualidade.
    Tenho me empenhado nesse difícil desafio de introduzir as TIC´s em sala de aula. Os problemas estruturais são muitos, mas a boa vontade pode nos levar além. Ficarei de olho nas suas postagens. Parabéns!

  • Posts Relacionados