Plano de Aula – Henri Matisse

Por Aline Castro Almeida Postado em 27/05/2016

Plano de Aula

Henri Matisse: a arte no vitral

Obra Vitral de Henri Matisse

 

 OBS: Lembrando que esse plano de aula foi aplicado no ano de 2014/2015 com meus alunos e deu super certo! Foi maravilhoso compartilhar um pouquinho de curiosidade para os pequenos. Se a sua escola não oferece todo o recurso tecnológico (que nem a minha na época), reorganize seu planejamento e faça com que aulas com a introdução das TIC’s para os pequenos se realizem! =D Mantenha foco e determinação em seu trabalho!

Professor(a): Line-Chan

Disciplina(s): Artes Visuais

Ano(s): Pré II – Educação Infantil – 4 anos

Tema: Henri Matisse: a arte no vitral

Tipo de Aula: Atividade de observação e identificação

Duração da Atividade: 50 minutos

Objetivos: Reconhecer a obra de Henri Matisse no Google Imagens, distinguir materiais de produção artística e associar as características da obra com os materiais em esquema de brainstorm.

Dinâmica de sala de aula: O professor, juntamente com os alunos, explora alguns recursos do Google na sala digital e provoca o pensar sobre fazer arte.

Equipamento(s): Professor usa o computador/notebook com projetor.

Ferramentas Google: Google Imagens, Google Art Project e Google Docs.

Escola onde será realizada a atividade: ————

Estado: SP

Ano: 2014/2015

Metodologia

➔    Apresentação no Google Docs sobre o Henri Matisse e sua obra em vitral, instigar nos alunos a curiosidade de pesquisar no Google Imagens outros tipos de vitrais produzidos pelo mesmo artista.

li

➔    Com as obras em vitral do Matisse em uma aba, o professor deverá estimular seus alunos a apontarem que materiais foram utilizados para confecção desses vitrais.

➔    Abrir o Google Art Project e pesquisar pelo material “vidro” e explorar com os alunos as inúmeras produções artísticas com o vidro, também utilizado no vitral de Matisse.

li1

Tarefa para os alunos: Produção de registro em desenhos com inspiração nos vitrais de Henri Matisse, sendo a produção final exposta em sala de aula, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site. Depois dessa produção de registro, orientação para a produção plástica desses vitrais, utilizando varetas de bambu, celofanes e papel de seda.

Atividade Opcional: A produção final poderá ser exposta em sala de aula ou outro lugar, com fotos expostas num mural digital em um blog ou site, onde os próprios alunos contem o processo de produção dos vitrais, realizando um vídeo com compartilhamento no Youtube.

Link(s) externo(s) de apoio:

➔    Como usar o Google Art Project – Youtube

➔    Search by Image – Youtube

➔    Usando o Google Docs – Apresentação – Youtube

➔    Vida e Obra de Henri Matisse

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Posts Relacionados